ceaf

Notícias

Versão para impressão    Voltar

30/05/2017 - Memorial do Ministério Público

Inaugurado “Espaço Acervos Históricos” no Palácio do MP


Fotos/Mathias Boni
Momento da inauguração do novo espaço

Aconteceu nesta segunda-feira, 29, a inauguração do “Espaço Acervos Históricos”, localizado no Palácio do MP e que será destinado a abrigar coleções de livros ou material bibliográfico em geral, de cunho histórico ou cultural pertencente ao acervo geral da Biblioteca João Bonumá. O espaço vai abrigar inicialmente duas coleções, a coleção original da Biblioteca João Bonumá e da coleção Lauro Guimarães.

A coleção original da Biblioteca João Bonumá são as obras adquiridas pelo MP/RS, em 1954, das herdeiras do Prof. João Bonumá, que foi procurador-geral de Justiça, e do jurista Itaúba Flório Pires, que se constituíram no núcleo inicial que originou a Biblioteca do Ministério Público. Essa coleção ocupa duas salas individuais, sendo elas compostas por obras jurídicas predominantemente na área Civil (obras de João Bonumá) e penal (obras de Itaúba e Vieira Pires), cuja edição varia entre a primeira metade do século XX e século XIX, totalizando cerca de 1.000 títulos.

Todo o processo de aquisição destes acervos e de origem da Biblioteca João Bonumá pode ser visto na nova página de histórico da Biblioteca, que inclui documentos da época recentemente resgatados. Clique aqui para acessar a página.

Já a coleção Lauro Guimarães integra livros doados pela família de Lauro Pereira Guimarães, procurador-geral de Justiça de 30/03/1971 a 13/05/1974. Trata-se de um acervo de cerca de 1.000 títulos, versando principalmente sobre História do Brasil e História do Rio Grande do Sul, contendo títulos valiosos, obras esgotadas e representativas neste campo do conhecimento. Inclui ainda obras de literatura, biografias e de política em geral.

INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO

Durante a inauguração do “Espaço Acervos Históricos”, o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Luciano de Faria Brasil, representando procurador–geral de Justiça, destacou os objetivos culturais e históricos da iniciativa, que traz a um prédio de importância histórica para a Instituição e para a sociedade gaúcha, um espaço de características afins, fazendo ainda um apanhado biográfico dos homenageados. A cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares de Lauro Guimarães, homenageado no evento, bem como de servidores e estagiários do MP/RS.

O Espaço Acervos Históricos funcionará inicialmente nas segundas e quartas-feiras, no turno da tarde, entre 14h e 16h30min. No local, serão permitidas a pesquisa, acesso, leitura e consulta livros por parte do público usuário, interno e externo ao MP/RS. O local oferecerá mesas de consulta, poltronas para leitura, terminais de computador para pesquisa e atendimento por funcionário da Biblioteca. Poderá também abrigar eventos culturais como palestras e encontros, observadas as condições para garantia da conservação e integridade do material presente no espaço.

A manifestação do diretor do Ceaf, Luciano Brasil
Autoridades e familiares de Lauro Guimarães estiveram...
...presentes na inauguração no Palácio do MP
Diversas obras estão disponíveis...
...para consulta no acervo histórico

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00