08/03/2017 - Geral

Sala de ensaios da Ospa é inaugurada na Capital

Momento do descerramento da placa de inauguração do espaço

Através de repasse da Procuradoria de Fundações, foram concluídas as obras da sala de ensaio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). O espaço, localizado Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), foi inaugurado na noite desta terça-feira, 7, com a presença do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, e do governador do RS, José Ivo Sartori.

Os primeiros ensaios do ano, voltados para o concerto de Abertura da Temporada 2017, já ocorrerão nesta sala, que conta com uma área de 1.734 metros quadrados. A Procuradoria de Fundações repassou aproximadamente R$ 1 milhão para a Fundação Cultural Pablo Komlós, responsável pela execução da obra. Os recursos são provenientes de saldos de fundações que passaram por processo de extinção e que são geridos pela Procuradoria do Ministério Público.

Durante sua manifestação, Marcelo Dornelles registrou a importância da inauguração do espaço para a cultura gaúcha e para os músicos. O chefe do MP ressaltou o trabalho do coordenador da Procuradoria de Fundações, Keller Dornelles Clós, e da promotora-assessora Carmen Conti na concretização desta inauguração da sala da Ospa, que também contou com a presença do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen.

“O trabalho do MP no combate à corrupção e à criminalidade são conhecidos, mas também é relevante mostrar este lado da Instituição, que pode ser parceira e solidária, dentro dos seus limites. Este ato demonstra ainda um novo perfil de atuação da Procuradoria de Fundações, menos formal e desburocratizada”, avaliou.

Por sua vez, o governador do RS agradeceu o trabalho desempenhado pelo Ministério Público e afirmou que gradativamente o Estado vai superando impasses e materializando o valor que a Ospa tem para o Rio Grande do Sul. "Estamos resgatando uma dívida do passado e projetando um cenário para o futuro", avaliou Sartori. As novas instalações da orquestra foram concluídas em 76 dias.

Também participaram da inauguração a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, o secretário Estadual da Cultura, Victor Hugo Alves da Silva, o presidente da Fundação Cultural Pablo Komlós, Luiz Osvaldo Leite e o maestro da Ospa, Evandro Matté.

Panorama da sala de ensaios localizada na sede do Caff
Dornelles fez referência ao trabalho desempenhado pela Procuradoria de Fundações
Governador do RS agradeceu a atuação do MP para a viabilização da obra
Dornelles e Dallazen com a Maria Helena e José Ivo Sartori