imprensa

Notícias

Versão para impressão    Voltar

02/06/2017 - Institucional

Ministério Público entrega a Ordem do Mérito 2017


Fotos: PG Alves/MPRS
As medalhas entregues aos homenageados

Em solenidade realizada na noite desta sexta-feira, 2, o Ministério Público gaúcho homenageou 15 personalidades que prestaram importantes serviços para o desenvolvimento de suas atividades e que também realizaram relevantes serviços à cultura jurídica do Estado.

A cerimônia de entrega da Ordem do Mérito 2017, nos graus “Grã-Cruz”, “Comendador” e “Oficial”, realizada no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do RS, Marcelo Lemos Dornelles.

TRABALHO EM CONJUNTO

A solenidade iniciou com a entrega das medalhas, feita pelo procurador-geral de Justiça e por integrantes da Administração Superior. Em seguida, o procurador de Justiça Delmar Pacheco da Luz fez o discurso de agradecimento. Falando em nome dos agraciados, ele abordou o momento atual do Brasil e lembrou que o cidadão comum tem feito sua parte, apesar da corrupção imperar em praticamente toda a sociedade. "É contra isso que as pessoas e instituições sérias precisam lutar, em busca do resgate da decência", pontuou.

O procurador de Justiça também afirmou que o Ministério Público segue fazendo seu papel, que foi moldado pela Constituição de 1988. “O Ministério Público como instituição nacional, que se aproxima dos 30 anos com seu novo perfil constitucional pode olhar para trás e dizer que vem cumprindo o seu dever”, frisou. Ainda sobre a Instituição questionou: “precisamos melhorar? Com certeza. E permanentemente estamos procurando isso”.

Em seguida, agradeceu a Administração Superior do MP por lembrar dos nomes dos homenageados e disse que dividia a honraria com todos os que estiveram juntos nas jornadas de trabalho. “O trabalho sempre foi de muitas pessoas e a obra feita por muitas mãos”, disse. Delmar Pacheco da Luz também discorreu sobre trabalhos relevantes dos homenageados e enfatizou que todos eles também viram o MP crescer e atender, sobretudo, a sociedade.

HOMENAGEM MERECIDA

Por sua vez, o Chefe do MP iniciou seu discurso citando o filósofo Aristóteles, segundo o qual “a honra não consiste em receber títulos, mas em merecê-los”. Marcelo Lemos Dornelles afirmou que a homenagem, em sua gestão, foi pensada sempre levando em consideração o merecimento. “O homenageado tem que se justificar pelo seu trabalho e sua trajetória”, reforçou. Adiante, apresentou dados de trabalhos meritórios de cada um dos homenageados e finalizou dizendo estar feliz por laurear, em sua gestão, pessoas que sempre trabalharam pela Instituição.

PRESENÇAS

Além dos condecorados e seus familiares, prestigiaram o evento a procuradora do Estado, Ana Cristina Brenner, representando o governador do Estado; o defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt; o conselheiro Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior, do Conselho Nacional de Justiça; o procurador-geral do Município Adjunto, Roberto Silva da Rocha; o corregedor-geral, Ivan Saraiva Melgaré; os subprocuradores-gerais de Justiça, Paulo Emilio J. Barbosa, Ana Petrucci e Fabiano Dallazen; o subcorregedor-geral do MP, Marcelo Pedrotti; o secretário-geral do MP, Benhur Biancon Junior; a chefe de gabinete do PGJ, Karin Sohne Genz; o conselheiro Algir Lorenzon, representando a presidência do Tribunal de Contas; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Cléa Carpi da Rocha; os ex-procuradores-gerais de Justiça Paulo Olimpio Gomes de Souza e Roberto Bandeira Pereira; o vice-presidente da Conamp, Victor Hugo Palmeiro Azevedo Neto; o procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas, Geraldo Costa da Camino; o presidente da AMP, Sergio Harris; o presidente da Fundação Escola do MP, David Medina da Silva; o corregedor-geral da Brigada Militar, tenente coronel Régis Rocha da Rosa; o prefeito municipal de Esmeralda, Ailton de Sá Rosa, membros da Instituição, entre outras autoridades, presidentes de federações, associações, institutos e entidades de classe.

Veja aqui as fotos do evento no Flickr.

Confira, abaixo, a lista dos agraciados neste ano com a Ordem do Mérito:

*Grau Grã-Cruz

Delmar Pacheco da Luz – Procurador de Justiça
Eduardo de Lima Veiga – Procurador de Justiça
Fabiano Dallazen – Promotor de Justiça
Sérgio Hiane Harris – Promotor de Justiça
Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto – Promotor de Justiça

*Grau Comendador

Alexandre Lipp João – Procurador de Justiça
Flávio Duarte – Promotor de Justiça
João Pedro de Freitas Xavier – Promotor de Justiça
Keller Dornelles Clós – Procurador de Justiça
Martha Weiss Jung – Promotora de Justiça

*Grau Oficial

Andréia Cardoso Barth – Servidora do Ministério Público
Jaqueline Aparecida Nunes e Silva – Servidora do Ministério Público
Lilia Silva Bertoluci – Servidora do Ministério Público
Roberto da Rosa Benites – Servidor do Ministério Público
Rogério Pereira Jacks – Servidor do Ministério Público

Os agraciados com a Ordem do Mérito 2017
A manifestação do PGJ
Auditório do MP esteve lotado na noite de sexta-feira
Membros do Ministério Público...
...e diversas autoridades...
...prestigiaram a solenidade ocorrida...
...no auditório Mondercil Paulo de Moraes
A Ordem do Mérito 2017 homenageou...
...personalidades que realizaram...
...importantes serviços para o MP gaúcho
Andréia Cardoso Barth
Jaqueline Aparecida Nunes e Silva
Lilia Silva Bertoluci
Roberto da Rosa Benites
Rogério Pereira Jacks
Alexandre Lipp João
Flávio Duarte
João Pedro de Freitas Xavier
Keller Dornelles Clós
Martha Weiss Jung
Delmar Pacheco da Luz
Eduardo de Lima Veiga
Fabiano Dallazen
Sérgio Hiane Harris
Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto
Delmar Pacheco da Luz falou em nome dos agraciados
Panorama da cerimônia realizada...
...na sede do MP

Agência de Notícias
imprensa@mprs.mp.br
(51) 3295-1820


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00