imprensa

Notícias

Versão para impressão    Voltar

07/06/2017 - Geral

Aberta V Mostra de Tecnologia do Ministério Público brasileiro


Fotos/PG Alves
Evento foi realizado no auditório Mondercil Paulo de Moraes

Foi realizada nesta quarta-feira, 7, a abertura da V Mostra de Tecnologia do Ministério Público brasileiro. A mostra é promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Planejamento Estratégico, em parceria com o MP do Rio Grande do Sul.

O procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, participou da abertura do evento e deu as boas-vindas para os participantes. Dornelles ressaltou que a Tecnologia da Informação é inerente ao trabalho do Ministério Público. “A troca de boas práticas e experiências é muito importante para o MP brasileiro e o CNMP possui também esta função”, afirmou.

Por sua vez, o conselheiro nacional do Ministério Público Octavio Brito Lopes também ressaltou a fundamental importância na tecnologia da informação na vida das pessoas e no sistema de justiça brasileiro. “Hoje é possível realizar inúmeras atividades com os computadores. Antes as pesquisas jurisprudenciais só eram feitas com a consulta de volumes ou mesmo indo nos Tribunais. Atualmente podemos pesquisar sem sair do local de trabalho”, ponderou.

A V Mostra de Tecnologia do Ministério Público brasileiro recebeu a inscrição de 31 sistemas, soluções e experiências bem-sucedidas nesta área e tem como tema “inteligência computacional como transformadora de resultados”. O objetivo da mostra é apresentar, compartilhar e disseminar esses produtos, que são utilizados ou desenvolvidos pelas unidades do Ministério Público.

PROGRAMAÇÃO

A “Tecnologia a Serviço da Lava Jato” foi o tema da palestra de abertura do evento, a cargo do procurador da República Victor Carvalho Veggi. Na sequência, o servidor do MP/PE e mestre em ciência da computação, Roberto Arteiro, foi o palestrante com o tema “Minimizando Riscos com Governança Coorporativa de TI”. A última palestra da manhã foi sobre “Machine Learning – Inteligência Artificial no Sistema da AGU”, proferida pelo procurador federal da AGU, Mauro Nogueira.

O cientista de dados Ricardo Cappra, será o palestrante de encerramento da mostra, no dia 8 de junho, a partir das 16h50min, no Palácio do MP. Famoso por utilizar o Big Data para resolver problemas complexos por meio de inteligência analítica, seus estudos já viraram produtos e negócios utilizados pela equipe do ex-presidente norte-americano Barack Obama e por companhias como Microsoft, Globo, Petrobras, Coca-Cola, Americanas, entre outras. O tema de sua palestra na V Mostra de Tecnologia do Ministério Público será “Big Data Social: Como Decodificar o Comportamento da Sociedade Através de Dados”.

A manifestação do procurador-geral de Justiça
Conselheiro nacional do MP Octavio Brito Lopes falou sobre os avanços na área da TI
Coordenador da Divisão de Tecnologia do MP, Willy Andrey Fröhlich, integrou painel...
...que contou com a palestra de abertura do procurador da República Victor Carvalho Veggi

Agência de Notícias
imprensa@mprs.mp.br
(51) 3295-1820


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00