imprensa

Notícias

Versão para impressão    Voltar

08/06/2017 - Geral

Realizada II Semana do Ministério Público de São Gabriel


Momento da abertura da Semana do MP de São Gabriel

Foi realizada nesta terça, 6, quarta, 7, e quinta-feira, 8, a II Semana do Ministério Público de São Gabriel. O evento ocorreu no Auditório Dom Felix de Azara, no Campus da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). A palestra de abertura foi feita pelo promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim, que falou sobre o tema "Tribunal do Júri e Soberania Popular Direta", destacando aspectos jurídicos e práticos que envolvem o processo e o julgamento dos crimes contra a vida.

PROGRAMAÇÃO

A Semana do MP teve prosseguimento na quarta-feira, 7, com a palestra do promotor de Justiça Luciano Alessandro Winck Gallicchio, que abordou sobre o tema “Sistema Penal e Sistema Socioeducativo”. Gallicchio discorreu sobre dados relativos à execução das medidas socioeducativas, com um breve paralelo em relação à execução penal, ressaltando questões acerca da superlotação das casas de internação e como tem se dado o enfrentamento da criminalidade juvenil.

Encerrando a II Semana do Ministério Público de São Gabriel, palestraram nesta quinta-feira, 8, os promotores de Justiça Diego Pessi e Leonardo Giardin de Souza, autores do livro "Bandidolatria e Democídio, Ensaios sobre o Garantismo Penal e a Criminalidade no Brasil", que foi divulgado na ocasião.

"Sociedade Amordaçada e Democídio Brasileiro" foi o tema exposto por Pessi, que trouxe à reflexão dos presentes impactantes dados sobre a violência que assola o país, e a complacência do Estado com essa realidade. Por sua vez, "Decifrando a Esfinge do Garantismo Penal” foi a palestra de Giardin de Souza, que falou sobre a origem e evolução histórica do chamado "garantismo" penal, relacionado ao marxismo cultural, e seus efeitos na gênese da atual situação de caos experimentado pela sociedade brasileira, em todas as esferas.

Participaram da Semana do MP as promotoras de Justiça de São Gabriel Renata Lontra de Oliveira, Lisiane Villagrande Veríssimo da Fonseca e Karen Cristina Mallmann, de Cachoeira do Sul Maristela Schneider e Débora Jaeger Becker; e de Alegrete Júlia Flores Schutt e Cristina Schmitt Rosa. Também estiveram presentes na abertura dos trabalhos os vice-presidentes da AMP/RS, Martha Beltrame e João Ricardo Tavares.

Auditório esteve lotado durante os três dias de realização do evento
Promotor Eugênio Amorim foi o palestrante na abertura da Semana do MP
Luciano Gallicchio abordou sobre medidas socioeducativas
Promotores Diego Pessi...
...e Leonardo Giardin foram os palestrantes no encerramento
Promotores de Justiça que participaram do evento

Agência de Notícias
imprensa@mprs.mp.br
(51) 3295-1820


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00