imprensa

Notícias

Versão para impressão    Voltar

13/06/2017 - Infância e Juventude

Realizado 1º Seminário Estadual do Programa Criança Feliz na sede do MP


Fotos/PG Alves
Seminário foi realizado no auditório Mondercil Paulo de Moraes

Orientar os gestores municipais sobre sua implantação e operacionalização, foi a finalidade do 1º Seminário Estadual do Programa Criança Feliz, ocorrido no auditório do Ministério Público nesta terça-feira, 13.

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a aderir ao Criança Feliz, lançado em outubro de 2016. O Programa reforça o marco legal da primeira infância e promove o desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida, considerando sua família e seu contexto social. Tem como base as visitas domiciliares e ações intersetoriais.

ABERTURA DO SEMINÁRIO

O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, participou da abertura do seminário e ressaltou que o Programa Criança Feliz promove a integração do Governo Federal, Estadual e das Prefeituras Municipais, bem como a atuação conjunta de diversas áreas como educação, saúde e assistência social. “O investimento nas crianças é o mais eficaz, pois somente desta forma teremos uma geração com mais cidadania e dignidade”, apontou.

O governador do RS, José Ivo Sartori, citou o lançamento do Criança Feliz em abril deste ano no Palácio Piratini que também teve a presença do ministro Osmar Terra. “Hoje reafirmamos a importância do trabalho integrado e conjunto, principalmente na gestão pública. Naquela oportunidade disse e repito que pensar na qualidade da infância, como forma de reverter índices negativos, é quebrar ciclos de violência.”

Já o palestrante do seminário e o criador do Programa Primeira Infância (PIM), o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, afirmou que o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a aderir ao Criança Feliz e tem uma situação diferenciada do resto do país por ter o PIM. “O que a gente vai fazer agora é procurar incrementar o atendimento das crianças do Bolsa Família”, declarou Terra.

Também participaram da abertura do seminário os subprocuradores-gerais de Justiça César Faccioli e Marcelo Dornelles; o chefe de Gabinete, Júlio Melo; a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis; o secretário da Educação, Ronaldo Krummenauer, e da Cultura, Victor Hugo; a representante da Procuradoria-Geral do Estado, Ana Cristina Brener; o representante da Famurs, Mário Nascimento, e a presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, Lenara Carniel Ballin.

Diversas autoridades prestigiaram a abertura do evento
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen,...
...governador do RS, José Ivo Sartori...
...e o ministro Osmar Terra manifestaram-se na oportunidade
Dallazen, José Ivo Sartori, Osmar Terra e Marcelo Dornelles
Panorama da abertura realizada nesta terça-feira
Secretário João Gabbardo dos Reis
Secretário Ronaldo Krummenauer
Secretário Victor Hugo
Representante da Famurs, Mário Nascimento
Presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, Lenara Carniel Ballin
Governador e primeira-dama foram recebidos pelo PGJ, Marcelo Dornelles e chefe de Gabinete

Agência de Notícias
imprensa@mprs.mp.br
(51) 3295-1820


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00