14/06/2017 - Meio Ambiente

Firmado TAC com a Corsan para regularização do abastecimento em Iraí

Imagem meramente ilustrativa

A Promotoria de Justiça de Iraí firmou, nesta segunda-feira, 12, um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Corsan em que a companhia fica obrigada a apresentar, no prazo de 180 dias, um projeto executivo completo para implantação e regularização do sistema de abastecimento público municipal de Iraí. A tramitação teve apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma). O projeto deverá incluir as obras de barramento e captação no rio do Mel e o monitoramento dos peixes por profissional habilitado.

Para o promotor de Justiça Fernando Freitas Consul, "o compromisso assumido pela Corsan representa uma significativa conquista para a comunidade iraiense, sob ameaça de desabastecimento de água, já que a barragem de captação do Rio do Mel, construída há mais de 75 anos, está operando em condições precárias e sem licença ambiental”. Conforme ele, as ações assumidas pela Corsan, com apresentação de cronograma viável de execução, “traduzem uma resposta bastante positiva a um problema há muito enfrentado pelos munícipes”.

Daniel Martini, coordenador do Caoma, referiu que "o MP escolheu como uma de suas prioridades de atuação na área ambiental o saneamento básico, estabelecendo uma interface colaborativa com o Poder Público, buscando eficiência e resolutividade. Foi o que aconteceu em Iraí".