mapa_social

Perguntas Frequentes

Voltar

1. O que é o Mapa Social?

O Mapa Social é uma ferramenta que reúne um conjunto de dados estatísticos divulgados por diferentes instituições e órgãos públicos com o propósito de oferecer um panorama da realidade social do nosso Estado e dos municípios gaúchos.
Os indicadores disponibilizados contemplam as temáticas da Educação, Saúde e Segurança Pública, além de alguns dados Socioeconômicos e Demográficos (Visão Geral). A ferramenta está disponível no formato de relatórios, congregando indicadores sociais por município gaúcho, e agora também no formato de aplicativo, possibilitando pesquisar, explorar e comparar indicadores sociais de forma dinâmica e interativa.


2. O que é o aplicativo do Mapa Social?

Um aplicativo é um software que permite ao usuario realizar tarefas especificas. O Aplicativo do Mapa Social possibilita pesquisar e analisar indicadores sociais publicados por diferentes instituição e órgãos públicos, com vistas a oferecer um panorama da realidade social do Estado dos municípios gaúchos.
Salientamos, todavia, que o Mapa Social é um aplicativo web, ou seja, não é instalado no computador, tablet ou smartphone do usuário. Um aplicativo web é acessado através de uma URL (endereço Web) e visualizado por meio de um navegador de Internet. A melhor visualização do aplicativo se dá por meio dos navegadores Google Chrome, Mozilla FireFox e Safari. Para o uso no Internet Explorer recomenda-se a instalação de um complemento, que é disponibilizado na página inicial do Portal do Mapa Social.
Vale ressaltar, também, que o aplicativo pode ser acessado por meio de tablets, e smartphones, a partir do navegador de Internet. Entretanto, algumas funcionalidades não estarão disponíveis, uma vez que a aplicação não foi desenvolvida para funcionar especificamente nestas plataformas.


3. O que são indicadores sociais?

Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas). É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma. Os indicadores sociais se prestam a subsidiar as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil e permitem aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais. Em uma perspectiva programática, o indicador social é um instrumento operacional para monitoramento da realidade social, para fins de formulação e reformulação de políticas públicas.

Referência
Jannuzzi, Paulo de Martino. Indicadores Sociais na Formulação e Avaliação de Políticas Públicas. Revista Brasileira de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 36(1):51-72, jan/fev 2002.


4. Os dados disponíveis no Mapa Social retratam precisamente a realidade social do meu município?

Primeiramente é importante lembrar que indicadores, como o próprio nome diz, são “indicativos” da realidade. Eles nos ajudam a compreender a realidade, mas esta sempre será mais complexa que um conjunto de números. Por exemplo, um município pode ter a proporção adequada de habitantes por profissional médico e mesmo assim as pessoas podem ter dificuldades de acesso aos serviços. Todavia, eles são um importante ponto de partida para a análise da realidade, pois estabelecem parâmetros comuns de interpretação, possibilitam comparações, sinalizam problemas. Imagine dirigir seu carro sem o marcador de combustível, sem o velocímetro, sem o marcador de temperatura do motor. Seria bem mais difícil, não é mesmo? Para isso que servem os indicadores, auxiliam no monitoramento de nossas ações e subsidiam a tomada de decisões.


5. Os dados disponíveis no Mapa Social retratam exatamente os números do meu município?

O Mapa Social reúne indicadores sociais publicados por diferentes instituições e órgãos públicos, de modo que retrata exatamente o que é publicado pela respectiva fonte do dado. Para garantir a confiabilidade das informações, optou-se por incluir no Mapa Social apenas os dados divulgados pelas fontes oficiais, ou seja, pelas instituições que são efetivamente responsáveis pelo cálculo e sistematização dos indicadores. No caso da educação, por exemplo, a fonte oficial da grande maioria dos dados é o Inep/MEC.
Deste modo, a finalidade do Mapa Social é retratar os dados que estão publicados nas fontes oficiais sobre o município. Vale ressaltar, também, que sempre haverá alguma defasagem entre o valor do indicador publicado na fonte oficial e o número real do município, uma vez que cada indicador social tem uma periodicidade de coleta das informações. Na temática da educação, por exemplo, o número de alunos matriculados é coletado ao longo do ano por meio do Censo Escolar e divulgado apenas no início do ano subsequente. Assim, o dado mais atualizado disponível é o das matrículas de 2014, de forma que o número real de alunos matriculados no município já sofreu variação ao longo de 2015.
Cabe lembrar que os indicadores sociais têm por finalidade avaliar a melhoria das condições de vida da população ao longo do tempo, de modo estas defasagens de tempo entre a coleta e divulgação dos indicadores não causam prejuízos para este tipo de análise, uma vez que é realizada no longo prazo.
Além disso, é importante destacar que poderão ocorrer divergências ocasionais entre os dados publicados na fonte oficial e o Mapa Social. Isso ocorre porque não é possível estabelecer um processo de atualização automática dos dados no Mapa Social quando estes são publicados na fonte. Primeiramente porque nem sempre as fontes conseguem estabelecer datas precisas para a atualização dos dados. Também, porque cada fonte tem seus padrões de divulgação das informações, e estes muitas vezes mudam ao longo do tempo. Para minimizar essa situação, existe um processo periódico de avaliação das atualizações dos indicadores sociais nas fontes e sua inserção na base de dados do Mapa Social.
Por fim, detectamos que algumas fontes de dados, por razões metodológicas, podem alterar valores de indicadores em períodos passados, como no caso das Ocorrências Criminais que são divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do RS. Nestas situações, sempre que detectada alguma divergência, é realizada nova extração dos dados para a base do Mapa Social.


6. Por que aparece, no indicador social de um determinado município que estou tentando consultar que “não tem dados para mostrar”?

Isso ocorre porque não há dados divulgados na fonte relativos ao indicador social daquele município no período selecionado. As razões disso são variadas e dependem de cada indicador. Em geral, ocorre ou pelo fato do município não ter enviado os dados nos prazos estipulados ou em virtude de questões metodológicas relacionadas à coleta e validação dos indicadores. Por exemplo, o valor anual investido em educação por cada município gaúcho é validado pelo Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE/RS) ao longo do ano subsequente. Os dados de alguns municípios podem não ser divulgados pelo fato de ainda estarem em processo de análise pelo TCE/RS.


Não conseguiu esclarecer suas dúvidas? Envie seus questionamentos por meio da seção “Fale Conosco”


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00