memorial

Apresentação

Voltar

O MEMORIAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL

O Ministério Público é uma instituição presente no Brasil desde o século XIX. Muitas são as notícias de promotores atuando no Rio Grande do Sul já naquele período. Encontramos, por exemplo, à época da Revolução Farroupilha, a atuação de promotores no Processo dos Farrapos , na persecução criminal por parte do império brasileiro contra os revoltosos farroupilhas. Atualmente, as atribuições do Ministério Público são amplas: a defesa do meio ambiente, dos direitos do consumidor, a defesa da criança e do adolescente, o combate à improbidade administrativa, dentre outras. Tendo como objetivo inicial preservar essa memória institucional, foi criado no ano de 2000 o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Nesses oito anos de atividades, o Memorial já publicou diversos livros e artigos, organizou exposições e seminários acadêmicos, com a presença de historiadores do Brasil e do exterior, como Thomas Skidmore, Joseph Love e Spencer Leitmann. Todos os eventos organizados pelo Memorial são relacionados, direta ou indiretamente, com a história do Rio Grande do Sul.

Muitas vezes, a perspectiva do historiador, ao menos dos que se dedicam ao estudo da história política, concentra-se excessivamente na atuação do Poder Executivo. No entanto, diversas transformações na sociedade brasileira, principalmente nos últimos 20 anos, cujas mudanças se fizeram sentir na Constituição de 1988, alteraram significativamente esse panorama. Os demais poderes e instituições do Estado assumiram um novo papel no processo político e na determinação dos rumos escolhidos pela Nação. Como corolário disso, aumentou o interesse dos pesquisadores em relação a esses novos corpos documentais, gerando novas abordagens e novas perspectivas de pesquisas.


PROPOSTA DO MEMORIAL

Em consonância com esses postulados, o Memorial do Ministério Público, na sua missão de preservar a memória institucional, torna-se também um agente cultural, desenvolvendo suas atividades a partir de três linhas de atuação: o programa de História Oral, o programa de Pesquisas e Publicações e o programa de Produção e Eventos.


ORGANOGRAMA DO MEMORIAL

Organograma do Memorial


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00